quarta-feira, 21 de abril de 2010

ONU

21 de abril... Feriado de Tiradentes no Brasil...
Na Suíça obviamente não é feriado e hoje foi dia de Ecumenical Learning Session. Foi uma reunião diferente, fomos conhecer um pouco mais sobre a ONU, o Palácio das Nações
Durante toda a manhã estivemos em uma visita guiada, passando pelas diferentes salas e ouvindo muito sobre a história e dados estatísticos mundiais. Estivemos na sala onde a assembleia geral reúne-se e mais uma vez tive o sentimento de não acreditar que nós estamos aqui, trabalhando e vivenciando esse tipo de experiências. Ao mesmo tempo, senti lá dentro um ar de autoridade, desde o momento em que passamos pela revista com grandes fiscais de cara feia e detector de metais como nos aeroportos, em companhia da nossa guia que não dava tempo de tirarmos uma foto ou caminhar um pouco mais devagar analisando as pinturas e esculturas dentro da casa e finalmente pelo lindo parque que fica pelo lado de dentro mas que não é permitido acesso aos visitantes, somente para pessoas que trabalham e possuem o cartão. Para os outros, como nós, somente a vista atraés da janela... Fiquei chateada pensando como e para que o prédio, que representa a união das nações e consequentemente das pessoas, possui um espaço ao ar livre que não pode ser visitado, não é liberado para todos???
Bem, de qualquer forma foi uma experiência muito especial estar lá dentro e passar por todos esses sentimentos contrastantes.


teto em uma das salas...
Quadro de pregos... adorei!!    
                           As Nações!!!
Foto na sala da Assembéia Geral. 
Só pra constar: fui na Biblioteca da ONU, onde você pode encontrar livros e lembranças de todos os países membros, como bandeirinhas e camisetas. Pois bem, não havia nada do Brasil! O atendente me disse que haviam levado tudo!! Pra pensar: ou as pessoas admiram e gostam tanto do Brasil que haviam comprado tudo, ou realmente estão nos boicotando???!!!!

2 comentários:

Mauro Alberto Schwalm disse...

Olá Daniele. Que bom saber que tem uma brasileira estagiando aí! Estarei em Genebra novamente em junho e julho. Quem sabe a gente se vê por lá. Bom estágio para você!

Clovis Horst Lindner disse...

Tudo de bom para você nesse período de enriquecimento da vida, aí em Genebra! Um grande abraço daqui de Blumenau/Brasil.