segunda-feira, 5 de abril de 2010

Páscoa diferente

Páscoa para mim sempre foi um momento em família... Sexta-feira dia mais reservado, um dia realmente de meditação, onde não se pode falar alto, gritar e muito menos brigar com os irmãos... Na maioria das casas da redondeza, é o dia em que só se come carne de peixe, embora em nossa casa isso nunca fosse lei, até mesmo porque ninguém gosta de peixe...Na real, é um dia que dispensa banquetes, sempre disse minha mãe. Passada a sexta-feira Santa, sábado junção do grupo de jovens: aproveitar pra jogar futebol, voleibol e quem sabe um bailizinho a noite?? De repente, vamos fazer um "schtipa", aquele grupo que sai na madrugada de domingo cantando músicas nas casas dos vizinhos, anunciando que Cristo ressucitou e o domingo acaba sempre com um bom almoço, um churrasco que reúne a família inteira depois do culto de Páscoa no domingo de manhã.

Bem, esse ano a Páscoa fooi literalmente diferente. Não só pelo fato de estar longe da família e destas tradições, mas por viver as tradições diferentes aqui em Genebra. Primeiro, na preparação da Páscoa já foi super interessante porque não encontrava por aqui aquelas lojas cheias de ovos de chocolate, embora a Suíça seja tão famosa... Chocolate sim, bom chocolate, mas não somente aquela "enxurrada" de ovos. Não só o coelho ganha parte nessa história, mas outros animais são homenageados com miniaturas em chocolate. 
Interessante essa diferença já que para nós o coelho traz o significado da renovação rápida da vida, devido a facilidade da reprodução, o que se aplica bem ao conceito de ressurreição... Porém, coelho não põe ovos, vai entender??!
Sexta-feira Santa linda de sol,  aproveitamos pra apresentar e descobrir Genebra... Um amigo da Sérbia veio visitar Fernando... tradicional Foto no Jet D'Eau.

Bem, como não podia deixar de ser diferente, aqui em casa teve decoração de Páscoa como manda o figurino: coelho e ovos... Só não fiz cesta e não escondi ovos porque não teria graça ser meu próprio coelhinho e procurar os ovinhos sabendo onde estavam escondidos, ahaha...

Meu coelho de chocolate... Depois conto os detalhes do Domingo de Páscoa...





Um comentário:

Gabrielly Ramlow Allende disse...

Que mimosso esse coelhinho. A gente qd está longe daqueles que sempre preparam, nos sentimos na obrigação de tb o fazer, pq assim nos sentimos perto de quem sempre fez pra nós.Bjão