terça-feira, 13 de abril de 2010

Iniciação ao Francês

Então pessoal, depois de dois meses aqui em Genebra, tava na hora de começar...
Embora Genebra seja uma cidade internacional, com pessoas do mundo todo falando em inglês, no dia a dia, usa-se em geral apenas o francês.  Aqui na FLM eu não tenha problemas, porque como organização internacional a língua oficial usada é o inglês, mas eu não me sinto contente em não saber a língua da cidade, de ter que procurar alguém pra pedir informações e trata-se de uma super oportunidade de aprender mais uma língua pois aqui posso praticar todos os dias. Eu que não dispenso um bom papo nem mesmo no ônibus a caminho do trabalho ou  com o caixa do supermercado tava achando chato ter que ficar sempre de boca calada ou só cumprimentar e agradecer.

Genebra tem várias escolas de línguas com preços muito acessíveis levando-se em conta a qualidade e o legal também é que os horários são super variados, além de ser possível encontrar cursos iniciando durante o ano todo. Desde que cheguei aqui já pensava em ingressar em um curso, mas foi depois das primeiras semanas que eu comecei a olhar com "olhos de procura". Porém, muitos dos cursos haviam iniciado no mês de fevereiro e a próxima turma seria só em julho/agosto, outros eram apenas uma vez na semana. Fui tentar também na Universitè Populaire, que é a campeã dos preços aqui porque é uma Associação onde você paga CHF 50 para se associar e depois CHF 50 por um ano de curso.  Infelizmente, o ano letivo na UP inicia em outubro e vai até junho...Eu até poderia ingressar em uma classe de francês, desde que tivesse alguma base. Como esse não era o meu caso, acabei ingressando em curso de inglês lá e segui minha "longa e àrdua procura".
Bem, como nas grandes HISTÓRIAS, chego em casa do trabalho certo dia e encontro em minha caixa de correio o anúncio da Ècole-club Migros. Algumas pessoas já haviam me falado da escola, mas eu ainda não tinha ido atrás para ver as possibilidades  e pra minha felicidade, encontrei lá um curso de duas vezes por semana, de abril até junho com um preço também muito bom, cerca de CHF 500. Não deu outra, fui lá na mesma semana e me inscrevi e Fernando (meu colega de estágio) também.
Muito bem, curso escolhido e estava aguardando o primeiro dia...e foi HOJE. Caramba, saímos eu e Fernando do escritório e esperávamos encontrar uma professora explicando o conteúdo em inglês, afinal, escolhemos uma classe cuja descrição era dita como aula conduzida em inglês e pensávamos também que todos na turma seriam pessoas que entendem o inglês. Chegamos em nossa classe e já foi possível perceber a variedade de culturas nessa sala. Tenho colegas da India, Turquia, Grécia, Romênia, Polônia, EGITo (cara, essa não podia acreditar), Filipinas, Indonésia (claro, saudações ao Fernando), sem falar de meus colegas peruanos...Detalhe que nem todos falam inglês!! O pessoal do Peru só fala espanhol e a romena(que sentou do meu lado) não entende nada de inglês, espanhol, italiano ou qualquer coisa parecida. Coitada, fiquei com pena e tentando arrumar uma língua em que pudéssemos nos comunicar, mas já vi que teremos que esperar pelo francês.
Então, eis que a professora chegou na sala e diretamente iniciou dizendo BONSOIR e seguiu na sua apresentação explicando que é natural da Suíça e somente fala francês, alemão e um pouco de italiano. Caracaaa, muito engraçado!!!! Ela simplesmente só fala francês conosco e se não entendemos ela fica treinando uma espécie de teatro para tentar se fazer entender. É o máximo!!! Gente, ri tanto nessa aula... Sim, ainda mais porque na primeira ela já saiu fazendo toda a classe se apresentar em francês. Imagina eu, arranhando a garganta pra falar!!! Eu realmente não esperava que já tivéssemos esse desafio no primeiro dia...
O fato é que adorei a aula! O francês tem muitas semelhanças com o português na escrita e até mesmo na pronúncia... Não me saí tão mal!! Quinta-feira tem mais... Já estou esperando ansiosa!!!!

P:S: Fotinho dos bancos Suíços à beira do lago, para colorir este post. ;)

Um comentário:

de Dai para Isie disse...

Oi, Dani!

Comecei a estudar francês semestre passado, na faculdade. É assim mesmo, professores de línguas só falam mesmo na língua que ensinam, isso pra que a gente se habitue a ouvir no idioma em questão. Bom, você deve estar falando bem mais do que eu, porque convive com a língua diariamente. Se tiver dúvidas sobre construções de frases, eu pergunto, posso? kkk...

Je t'embrasse ma chérie!

Paix et grâce.

Isie.