sexta-feira, 7 de maio de 2010

Raclette

“ Sonhos... Temos tantos que no início parecem impossíveis. Com o tempo eles parecem improváveis. Quando temos força de vontade, logo eles se tornam inevitáveis. ” (Christopher Reeve)

Amanhã é o dia de minha colação de grau em Canguçu/RS/Brasil... Todos os colegas estarão lá comemorando e levantando o chapéu...menos eu!
Engraçado pensar que não estarei comemorando a conquista por estes 4 anos. Planejei muito, mas pelas voltas da vida não estou lá para comemorar com eles. De qualquer forma, estou muito feliz por esta minha conquista... Parabéns colegas!!!!

Voltando a Genebra e aproveitando a semana de frio que fez aqui, hoje teve jantar suíço em casa brasileira... Raclette!
Do termo francês racler (raspar)  surgiu o nome Raclette, um prato típico suíço, muito apreciado principalmente durante o inverno. A preparação da Raclette é basicamente simples, basta derreter pedaços de queijo especial do mesmo nome em mini frigideiras elétricas e servir acompanhado de batata inglesa cozida com casca, pepino em conserva e um bom vinho.Andei pesquisando e descobri um pouco da história da Raclette: Os montanheses suíços (do Cantão do Valais, a oeste dos Alpes) com a ajuda de um longo garfo de ferro, que funcionava como espeto, colocavam grandes pedaços de queijo próximo ao fogo. Quando a parte de cimado queijo derretia, eles raspavam o queijo com uma faca e colocavam no pão. Daí o nome raclette que vem de raspar.
Hoje em dia, um pouco mais sofisticado, este prato é super apreciado por aqui... Delícia!!!

Amanhã vamos conhecer Gruyères, a cidade do famoso queijo e do castelo de Gruyère...



2 comentários:

Elaine Gaspareto disse...

Daniele,
Este é um comentário-convite. Quero convidar você para participar de uma mega promoção que está acontecendo lá no blog: sorteio de 1 exemplar do livro Perseguição digital. Para participar basta acessar este link e preencher o formulário. É simples e bem rápido. Espero você. Beijos e obrigada por acompanhar meu blog.

de Dai para Isie disse...

Oi, Dane!

Foi tentador o seu post... Sou estudante de gastronomia e escritora. No romance em que escrevo atualmente, minha personagem principal viveu durante quatro anos em Genebra, estudando violino no Conservatoire de Musique de Genève. A tarefa é meio difícil, já que nunca estive por aí. Deixei comentários no seu blog. Caso queira fazer contato - pra me dar umas dicas, né? -, deixarei e-mail e endereços de blogs.

Que Dieu te benisse plus en plus. Grâce et paix!

Isie Fernandes

isiefernandes.blogspot.com
daisiefernandes.blogspot.com
isiefernandes.contato@gmail.com