terça-feira, 4 de maio de 2010

FLM - A Federação Luterana Mundial

A FLM está em processo de renovação. 2010 é o ano da Assembléia Geral, ano de mudança do atual Secretário Geral e como grupo de trabalho, estamos também participando ativamente neste processo de renovação. Sinto-me muito honrada em fazer parte desta equipe e as vezes até um pouco aflita em carregar também uma grande responsabilidade e uma grande representatividade, visto que represento as vozes jovens ao redor do mundo (pelo menos devo representar).
Tenho escrito durante vários dias a respeito de meu trabalho, das novas vivências aqui em Genebra. Hoje achei que deveria também escrever um pouco sobre o que realmente é a FLM, o local onde estou trabalhando/estagiando durante esse ano de 2010. Depois de três meses aqui, creio que já posso falar a vocês com mais firmeza um pouco sobre o que é esta organização, sobre o que significa esta minha estadia aqui.
A sede da FLM fica no prédio do Centro Ecumênico, em Genebra/Suíça, juntamente com outras organizações como WCC e ACT.
Fundada em 1947, a Federação Luterana Mundial é uma comunhão de 140 Igrejas Cristãs de tradição Luterana, localizadas em 79 países distribuídos pela Ásia, Europa, América Latina e Caribe, África, América do Norte , representando mais de 70 milhões de cristãos luteranos no mundo.
As Igrejas que participam daFLM, segundo os estatutos, aceitam formalmente a base doutrinária da Federação, que "confessa que as Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento são a única fonte e norma de sua doutrina, vida e serviço. Além disso, para a FLM as Confissões Luteranas, especialmente o Catecismo Menor de Lutero e a Confissão de Augsburgo são considerados uma pura exposição da Palavra de Deus.
A essa altura, vocês devem estar se perguntado: Mas o que essa comunhão de Igrejas faz? Pois bem, a FLM é dividida em diversos departamentos, entre eles o Departamento de Missão e Desenvolvimento (onde eu trabalho), Departamento de Serviço Mundial, Relações Exteriores e Direitos Humanos, Departamento de Teologia e Estudos, entre outros. Cada um desses departamentos possui um foco de trabalho, porém todos dentro da missão de trabalho da FLM e, resumidamente, trabalham assim:
- O DWS - Departamento de Serviço Mundial - trabalha como um braço da FLM na área de desenvolvimento e ajuda humanitária e responde pelas emergências no mundo independentemente da cor, sexo, credo ou nacionalidade das pessoas que precisam.
- o DTS - Departamento de Teologia e Estudos - trabalha como um suporte as comunidades em estudos teológicos, éticos e mesmo questões inter-religiosas que as Igrejas enfrentam na realização de seu trabalho no mundo de hoje.
- o IAHR - Relações Exteriores e Direitos Humanos - trabalha muito ligado a ONU monitorando as viloações de Direitos Humanos no mundo e, de acordo com a opinião das Igrejas membro da FLM, intervém a respeito. Além disso as Igrejas membro na questão dos Direitos Humanos com formação, apoio financeiro e outros.
- e finalmente, meu departamento de trabalho, o DMD - Departamento de Missão e Desenvolvimento - que trabalha com projetos diretamente com as Igrejas membro da FLM, além de Preogramas com mulheres e jovens nas comunidades ao redor do mundo.
Então, pessoal: Basicamente, um pequeno grande post para tentar explicar a FLM e um pouco do nosso trabalho. Sigo falando mais sobre como cheguei aqui e o que fazemos no DMD especialmente nos posts que virão.

Ah, se quiserem ler mais sobre a FLM, entrem no site aqui e leiam... em inglês ou espanhol!!!

Nenhum comentário: