quarta-feira, 25 de maio de 2011

Declaração dos Participantes Jovens da Convocatória Ecumênica Internacional pela Paz


Glória a Deus e Paz na Terra!

Dois dias antes da Convocatória muitos de vocês chegaram à Kingston, 95 jovens se encontraram para estabelecer contatos, construir comunidade, estudar a Bíblia, orar e refletir a respeito da Década para Superação da Violência e os temas da Convocatória a respeito da paz na comunidade, com a terra, no mercado e entre os povos.
Todos nós viemos juntos e participamos em diferentes partes da CEIP. Esta reflexão e as recomendações são expressões de muitas discussões ao longo da semana pela juventude. Compartilhamos esta mensagem com vocês, nossos companheiros pacificadores, e lhes convidamos a continuar o dialogo com os jovens aqui, e além – em suas congregações e comunidades civis.

Participação jovem e diálogo intergerações.
Paz justa só pode ser alcançada quando todos trabalhamos em conjunto. Aqui na CEIP diferentes gerações tem trabalhado juntas. Nós apreciamos completamente as interações com nossos irmãos e irmãs. No futuro gostaríamos de ter mais oportunidades para compartilhar nossos pensamentos e interagir uns com os outros.
Nos alegramos que pessoas jovens participaram neste encontro  com uma grande variedade de papéis. 12% dos participantes eram pessoas jovens. Agradecemos a estas Igrejas e organizações que enviaram pessoas jovens como seus representantes e encorajamos todas as Igrejas a alcançar a meta recomendada de uma participação de 25% de jovens. Estamos olhando  para o futuro  e vendo pessoas jovens como palestrantes principais ou painelistas – compartilhando suas experiências e competências. Nós ansiamos pela jornada até Busan juntos, damos grande valor ao diálogo intergerações que nos possibilita aprender uns com os outros e sermos criativos.

Fundamentos.
As Igrejas proporcionam uma contribuição única para o trabalho da paz justa. Nos empenhamos em seguir os passos de Jesus Cristo. Afirmamos que a palavra de Deus nos fala e nos desafia na jornada pela pacificação. Esperamos que todo o nosso trabalho de paz e justiça sejam profundamente enraizados nas Escrituras e reflexão teológica. Queremos nos comprometer a continuar a reflexão a respeito do conceito de Shalom.

Parceria.
Organizações de jovens dentro do movimento ecumênico compartilham a visão pela unidade dos cristãos. Relacionamentos e parcerias perfazem o fundamento do nosso trabalho comum. Entretanto, acreditamos que é imperativo para o CMI, igrejas membro e organizações ecumênicas de jovens aprofundar seus relacionamentos e cooperação. NÓS não apenas queremos continuar tal união, mas também queremos desenvolver uma maneira estratégica para tomar ações em nossos contextos locais e global.
Precisamos de forte apoio de nossas igrejas.
Precisamos uns dos outros
Devemos orar e trabalhar juntos.

Comprometimento pessoal.
Depois deste tempo juntos, estamos profundamente inspirados pelas muitas histórias que foram compartilhadas, como o testemunho de mudança na situação dos Dalits dada por Asha Kowtal. Como este encontro está chegando ao seu final, estamos profundamente gratos pelo compartilhar e aprendizado que irá nos equipar para enfrentar os desafios adiante. Encorajamos cada um a continuar com ações concretas pela paz quando voltarem para suas casas

Deus da Vida, guia nos para justiça e paz!

Nenhum comentário: