sábado, 7 de maio de 2011

Encontro de Mulheres


“Mulheres Gerando a transformação”. Este foi o tema debatido durante o II Encontro territorial de Mulheres Rurais organizado pelo Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – CAPA, núcleo Pelotas, no último dia 03 de maio de 2011. Cerca de 240 mulheres estiveram reunidas em um dia de debates sobre a contribuição e papel das mulheres no desenvolvimento da região do Território Zona Sul do Estado RS.
No encontro, que teve sua primeira edição realizada em 2010, as presentes refletiram sobre a mulher ao longo da história, as contribuições, os desafios e as conquistas femininas. Além disso, através da palestra “Natureza, mulher e Agricultura”, que trouxe a relação entre o trabalho na agricultura e o cuidado com a natureza, as mulheres refletiram sobre suas tarefas, sobre a importância do seu trabalho bem como sobre o papel da mulher nas iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da região. Houve ainda exposição dos trabalhos realizados pelos grupos de mulheres da região, bem como a participação de uma equipe do INSS, que esteve presente durante o encontro disponível para consultas.
Além de ser um espaço de debate, vale ressaltar a importância do encontrar-se, de mobilizar estas mulheres a sair de suas casas para dividir com as demais as suas buscas e conquistas. O encontro foi um momento em que as mulheres pararam, olharam para o trabalho que elas realizam a fim de reconhecer-se e a partir dai passar a valorizar-se ainda mais.

Nenhum comentário: