terça-feira, 24 de maio de 2011

A paz começa com a gente

Diretamente de Kingston, compartilho algumas palavras escritas por mim e outras 2 jovens luteranas (Sanna Eriksson da Suécia e Mikka McCraken dos Estados Unidos) para o blog da juventude da Federação Luterana Mundial.


Saudações de Kingston, Jamaica! Estamos participando da Convocação Ecumênica Internacional  pela Paz (IEPC),  organizada pelo do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), juntamente com cerca de 1000 pessoas representantes das igrejas-membro do CMI ao redor do mundo. 

O tema da convocatória, que é
 um evento de colheita e da celebração da Década para Superação da Violência, é "Glória a Deus e Paz na Terra.".  Este não é um evento para tomada de decisões, mas sim, um momento de cristalizar as questões de paz que surgem no caminho preparatório para a Assembléia do CMI em 2013, em Busan, Coréia do Sul. Os objetivos da IEPC são muitos, mas amplamente podemos resumir como um momento de compartilhar idéias e reflexões, construir redes e desenvolver estratégias e outras ações. 


Os quatro temas que serão discutidos nestes dias de encontro são:
- Paz na Comunidade;

-  Paz com a Terra;
-  Paz no local de trabalho;
-  Paz entre os povos. 


Hoje, vamos concentrar-nos em paz com a Terra.
Uma atividade importante da nossa participação na convocatória inclui o estudo da Bíblia. O texto para refletir sobre "A paz com a Terra" é Isaías 11:6-9. Dê uma olhada no texto.Compartilhe com seus amigos. Para iniciar a conversa, aqui ficam duas perguntas:


A que se refere o "conhecimento do Senhor" nesta passagem bíblica? 

O mundo descrito nesta passagem bíblica é possível?

Na sessão plenária de hoje o foco era: Divulgar informação sobre as várias ameaças à criação, declarações das igrejas presentes e ações destinadas a cuidar da criação, oferecendo uma visão teológica e espiritual a partir de várias perspectivas religiosas sobre a paz e a criação, partilhando exemplos práticos sobre o que as igrejas podem fazer para vivermos em paz com a terra.
Como três jovens da FLM, sentimo-nos ligados a este trabalho, uma vez que este mesmo tema, a sustentabilidade (com foco em mudanças climáticas e segurança alimentar) foi expressa como uma questão emergente entre os jovens luteranos durante a Assembléia da Federação Luterana Mundial (FLM) em 2010. Atualmente, grupos de jovens de igrejas membro da Federação  estão refletindo em conjunto sobre os textos bíblicos que se relacionam com este tema. N
o projeto FLM Juntos, grupos de todo mundo estão compartilhando um com o outro através da internet suas discussões e ações comunitárias relacionadas a sustentabilidade - uma verdadeira ação "verde".

Um dos objetivos do projeto FLM Juntos é usar os resultados dos estudos bíblicos e reflexões para trabalhar em direção a sustentabilidade em sua própria comunidade. 


A Paz com a Terra começa com a gente!

Para mais informações visite www.lwfyouth.org.


Daniele, Mikka e Sanna



O post original(em inglês)  você pode encontrar aqui neste endereço: http://lwfyouth.org/2011/05/23/peace-starts-with-us/

Nenhum comentário: