segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mulheres gerando a transformação

Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, 43 % da mão de obra agrícola é constituída por mulheres, afirma José Graziano da Silva em seu artigo A força das mulheres contra a fome, baseado em estatísticas da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

É visto que, na propriedade rural, o papel desempenhado pelas mulheres é de extrema importância, dado que são as mulheres as responsáveis pela alimentação das famílias.
Em uma propriedade da agricultura familiar, o papel desempenhado pela mulher, geralmente, é o de cultivar e cuidar de árvores e hortaliças que garantam o alimento na mesa da família. São as mulheres que plantam o pé de laranja, a semente de abóbora, o pé de couve e de alface.
Ainda conforme afirma a presidenta Dilma Roussef, grande parte dos programas sociais criados pelo Governo Federal estão dando certo por serem focados, por privilegiarem as mulheres, as mães da família.
Neste sentido, não podemos deixar de ressaltar a importância da mulher no sucesso de projetos desenvolvidos com organizações da agricultura familiar, como por exemplo, projetos de agroecologia e segurança alimentar. A mulher como responsável pela segurança alimentar da família, busca formas de conservar práticas tradicionais da agricultura além inovar através de formas diferentes de manuseio do solo e culturas diferenciadas que venham auxiliar na garantia do sustento da família.
É neste sentido que está sendo realizado o III Encontro Territorial de Mulheres Rurais em Pelotas, RS, com o tema: Mulheres gerando a transformação. O evento, que pretende reunir cerca de 200 mulheres agricultoras familiares da região, tem como objetivo discutir o papel das mulheres na propriedade rural, além de debater a participação das mulheres no processo de desenvolvimento do Território Zona Sul do Estado RS, no programa do Governo Federal Territórios da Cidadania.

Durante o encontro, haverá ainda exposição de trabalhos desenvolvidos com mulheres na região, bem como um estande do INSS para consultas.

Nenhum comentário: