quarta-feira, 1 de junho de 2011

Paz no local de Trabalho - para que todos possam viver com dignidade.

  Compartilho hoje texto escrito por Sanna Eriksson da Suécia. O texto original, em inglês, pode ser acessado aqui: http://lwfyouth.org/2011/05/30/3865/ 


 Durante o dia, que teve como tema "Paz no local de Trabalho", o estudo bíblico foi focado no texto do Evangelho de Mateus 20:1-16, que fala sobre o proprietário que ao longo do dia, contratou pessoas para trabalhar na sua vinha e, quando a noite chegou, todo mundo recebeu a mesma quantia, independentemente de quantas horas havia trabalhado.
Em meu grupo de estudo bíblico, nós jogamos um jogo onde todos recebiam uma quantidade diferente de dinheiro e então tinham que usar este dinheiro para comprar de um banqueiro muito injusto. Posteriormente, discutimos como o reino de Deus significa a inclusão de todos.


Pergunta para reflexão:

 Quem são as pessoas no local de trabalho que estão sem nada a fazer?

O "Chamado Ecumênico para uma Paz Justa", afirma que: A paz no local de trabalho é nutrida pela criação de "economias de vida". Seus pilares fundamentais são as relações sócio-econômicas equitativas, o respeito pelos direitos dos trabalhadores, a partilha e o uso sustentável dos recursos, alimentação saudável e acessível para todos e ampla participação em tomada de decisões econômicas.
Na parte da tarde participei de um workshop sobre o Processo de Gotemburgo, uma iniciativa ecumênica onde as igrejas e organizações religiosas trabalham em conjunto para aumentar a compreensão e o conhecimento dos desafios éticos colocados pelo comércio de armas.
Em relação ao comércio de armas eu tenho vergonha do meu país, a Suécia, que medida pelo volume da população está entre os maiores exportadores de armas no mundo.
Após o dia de discussões sobre "Paz no local de trabalho" tornei-me ainda mais consciente de como os meus padrões de consumo podem contribuir ou não para uma paz justa no mercado, no local de trabalho, mas também em todos os segmentos da sociedade. Isso me desafia a fazer melhores escolhas sobre, por exemplo, o comércio justo de produtos ecológicos.
Uma das músicas da oração de encerramento descreve o que talvez pudesse ser uma "economia da vida" como a que o "Chamado Ecumênico para uma Paz Justa" se refere:
"Na grama verde
Eles se reuniram há muito tempo
Para ouvir o que disse o Mestre.
O que eles tinham, eles compartilharam
Alguns peixes e alguns pães
Serviram até que todos estavam alimentados. "

 
"Compartilhar é criar um milagre", como bispo Kameeta disse no ano passado na Pré-Assembléia da Juventude da LWF, em Dresden.


Sanna Eriksson, 

Representante da Igreja da Suécia na IEPC

Nenhum comentário: