domingo, 1 de agosto de 2010

Dá nos hoje o pão nosso de cada dia ...A Pré Assembléia de Jovens da Federação Luterana Mundial

Fazia calor em Dresden e nós estávamos por lá ! Éramos cerca de 100 jovens oriundos de quase todos os cantos do mundo. Stewards e delegados de acordo com a forma que participaríamos na Assembléia Geral da FLM, estivemos reunidos durante uma semana representando nossas Igrejas,   preparando-nos para a Assembléia e discutindo assuntos importantes da juventude atual. Foi um espaço de discussão, de partilha, de descoberta, de vivências e afirmação da fé.
 Uma das grandes metas do encontro era a escrita da mensagem endereçada diretamente à Assembléia, onde os jovens tiveram voz e vez de expressar as principais questões que afligem a juventude atualmente e principalmente, as questões que julgam importantes serem discutidas e trabalhadas pelas comunidades luteranas no contexto atual. Os jovens votaram entre diversos temas que foram levantados pelo grupo como relevantes e escolheram os três seguintes : sustentabilidade, justiça de gênero e o papel do jovem e a visibilidade da FLM.
 Refletindo sobre o tema da Assembléia "Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia", discutiu-se que o conceito de sustentabilidade se relaciona diretamente com a capacidade atual de desenvolvimento social sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras, relacionando-se não apenas ao cuidado com o meio ambiente e a criação de Deus, mas também com conceitos fundamentais como a segurança alimentar ou a distribuição justa dos recursos. Os jovens dirigiram-se a Assembléia sugerindo que a FLM explore a viabilidade de reuniões virtuais, para diminuir o gasto de recursos, bem como o investimento em bancos e fundos éticos e ecológicos.
Na questão da justiça de gênero, os jovens vêem a necessidade de afirmação do direito de mulheres e homens bem como a capacitação para a responsabilidade sexual. Os jovens chamaram as Igrejas a assumir um papel na educação de homens, mulheres e jovens para a responsabilidade com seus corpos e para a denúncia da comercialização do corpo na mídia, principalemnte para mulheres e crianças. Além disso, a juventude reafirma que a política de representação por cotas nas atividades da FLM, que define 40% dos representantes em atividades e também na equipe FLM sejam ocupadas por mulheres, deixe de ser apenas respeitada simbolicamente, mas que a justiça de gênero seja um compromisso dentro das Igrejas membro da Federação.    
 Quanto ao papel da juventude e visibilidade da FLM, argumentou muito para a transparência da eleição dos delegados e stewards dentro das Igrejas. Aqui surge também a questão dos problemas de comunicação entre as igrejas-membro e a FLM, onde debateu-se a necessidade que seja estabelecido na prática o uso das  quatro línguas oficiais da Federação Luterana Mundial : Inglês, Francês, Espanhol e Alemão. Além disso, a possibilidade de criação de comissões regionais de jovens em cada uma das regiões foi sugerida.
 O processo de participação na Assembléia, com a escrita da mensagem e a organização da forma de apresentação da mesma, aconteceu durante o trabalho em grupos nas oficinas. Os jovens escolheram em que grupo gostariam de contribuir e participar e estiveram empenhados em  criar a melhor forma de protagonizar esse momento.
Outro momento interessante foi uma noite de debates sobre homossexualidade, onde observou-se uma grande diferença de pensamento entre os jovens, principalmente aqueles que provém de uma região e realidade bastante diferente. Verificou-se que realmente a questão dos direitos humanos é algo muito importante de ser debatido nas nossas comunidades, principalmete, para que mantenhamo-nos unidos em uma comunhão como a FLM.
 Finalmente, foi um momento de unir os jovens luteranos em todo o mundo, criando uma rede que é também fundamental para o funcionamento do dinamismo da comunhão global em Cristo. Através de grupos de estudo bíblico misto entre as diferentes regiões, da integração com a juventude luterana da Saxônia, na Alemanha( que se empenhou muito para receber o encontro e fazer o grupo se sentir em casa, preparando uma visita guiada pela cidade de Dresden e a apresentação dos projetos desenvolvidos pela Igreja Luterana na região) foi possível aprender um pouco mais da cultura  e da vida dos demais participantes.  Momentos de trabalho e diversão que enriqueceram a nossa fé e conhecimento da comunidade luterana. 


O desafio da juventude é demonstrar a coerência entre aquilo que dizem, pensam e fazem. Como disse uma jovem steward dos Estados Unidos : Se você receber um email de sua Igreja convidando a fazer parte da representação em um evento mundial : Faça isso !


Nenhum comentário: