quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mensagem da Pré Assembléia de Jovens da FLM

Compartilho com vocês a mensagem escrita pelos jovens participantes da Pré Assembléia de Jovens da FLM. Esta mensagem foi lida e apresentada na 11° Assembléia Geral da FLM em Stuttgart, Alemanha.


Pré-Assembléia da Juventude da FLM
Dresden, Alemanha
10-17 julho 2010



Somos 120 participantes - entre delegados, stewards e equipe da FLM vindos de 6 continentes e 45 países, representando a juventude das igrejas membro da Federação Luterana Mundial (FLM) - que estão participando da Pré-Assembléia de Jovens (PAYC), nos dias 10-17 julho 2010, em Dresden, na Alemanha, organizado pela Federação Luterana Mundial e pela Igreja Evangélica Luterana da Saxônia, na Alemanha.

Viemos como representantes da juventude de todo o mundo com diferentes culturas, tradições e vocações espirituais. Embora sejamos cidadãos provenientes de países com diferentes situações sócioeconômicas e políticas, todos nós vivemos em um mundo conectado globalmente e estamos unidos pela fé em nosso Salvador Jesus Cristo que nos ensinou a orar « Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia». Entendemos que a partilha é o núcleo desta petição, chamando-nos a abrir os olhos, arrependernos do nosso egoísmo, e derrubar os muros da ignorância que se construiu entre nós.

Como membros plenos da Comunhão Luterana no presente, também estamos conscientes da nossa responsabilidade na ligação dessa geração com o futuro, razão pela qual buscamos a plena inclusão da juventude e as suas preocupações na vida de toda a Igreja e da sociedade. Estamos comprometidos a tomar parte em enfrentar nossos desafios comuns, dentro e através da comunhão luterana. Estamos comprometidos a respeitar uns aos outros, apesar das diferentes posições teológicas sobre o mesmo assunto, e não apenas respeitar a posição da maioria, mas também respeitar as posições minoritárias.

Durante a nossa conferência discutimos várias questões, mas entre as mais importantes e urgentes do nosso ponto de vista estão: (i) sustentabilidade (focando especialmente em mudança climática e segurança alimentar), (ii) a justiça de gênero, e (iii) o papel da juventude no reforço da visibilidade da FLM.

Sustentabilidade

Como jovens cristãos estamos conscientes da insustentabilidade ambiental, social e econômica dos atuais padrões de comportamento e práticas em nosso mundo atual. O contexto em que vivemos hoje não consegue oferecer um equilíbrio entre estes três pilares da sustentabilidade. A crise global econômica e financeira em curso, mostrou-nos que existem sérias preocupações quanto ao acúmulo irrestrito de riqueza de uns poucos à custa de muitos. A ganância é um desafio que está por trás da insustentabilidade das atuais práticas e sistemas, e, portanto, deve ser confrontada. A injustiça entre ricos e pobres, entre países desenvolvidos e em desenvolvimento tem sua origem nessa fonte. Nós buscamos um futuro em que finalmente todos irão partilhar o pão de cada dia.

Por causa dos métodos de produção não sustentáveis, não só os seres humanos sofrem de injustiça econômica, mas também a criação preciosa de Deus. Temos de encontrar um novo paradigma no qual os três pilares da sustentabilidade - sociedade, economia e meio ambiente - estão plenamente integrados e em que as necessidades de hoje possam ser satisfeitas sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades. Assim, como jovens cristãos que se preocupam com o futuro de uma forma ética e também pessoal, somos desafiados a promover o desenvolvimento sustentável em seus aspectos econômicos, ambientais e sociais.

Dirigimo-nos para as seguintes expressões diferentes da comunhão luterana global:

• A Federação Luterana Mundial: Através da FLM as diferentes igrejas luteranas em todo o mundo estão conectadadas e são capazes de experimentar e aprender com a realidade umas das outras. Esta expressão de comunhão é uma ferramenta poderosa para defender a nível mundial. Pedimos a FLM para realizar uma reunião executiva virtual experimental durante os próximos quatro anos, a fim de explorar a viabilidade de reuniões virtuais, poupando assim recursos econômicos e ambientais.

• Igrejas-membro da FLM: As Igrejas são responsáveis pela sensibilização e educação de suas congregações em seus contextos específicos. Isto inclui material com conselhos práticos sobre como mudar estilos de vida, bem como releituras teológicas que apoiem padrões mais sustentáveis. As igrejas também têm a responsabilidade de defender junto a governos, empresas e outros atores relevantes a sustentabilidade social, econômica e ambiental na política e na prática. Pedimos para que os membros da Comunhão comprem produtos sustentáveis e promovam o comércio justo. Recomendamos fortemente que as igrejas membro apenas invistam em fundos e investimentos éticos e ecológicos. Além disso, desejamos que a FLM e suas igrejas membro investiguem novas opções de serviços bancários, centrando-se especificamente sobre as práticas éticas (como baixos bônus corporativos que não colaborem com a ganância) e práticas de sustentabilidade (que não contribuam para a crise financeira).

• 11 ª Assembléia da FLM: Recomendamos que a Assembléia aprove uma declaração pública que vise a sustentabilidade social, econômica e ambiental, a segurança alimentar no contexto das alterações climáticas e estratégias agroecológicas para a produção, distribuição e consumo de alimentos.

No que diz respeito às alterações climáticas e a sustentabilidade ambiental, a responsabilidade proporcional das nações devem ser levadas em conta, garantindo que os investimentos nacionais em matéria de proteção e preservação ambiental devam estar de acordo com a quantidade de poluição produzidos, reconhecendo também que as pessoas das nações em desenvolvimento estão sofrendo a maioria dos impactos da mudança climática global.

Justiça de Gênero

« Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia «. Para nós, isso significa ver todos os seres humanos como iguais e não tolerar que seja denegrida a dignidade humana de ninguém. Fazemos um apelo à comunhão para desafiar os sistemas e práticas que limitam as escolhas de homens e mulheres com base no gênero. Nós, jovens luteranos de diferentes contextos geográficos e culturais, acreditamos que as culturas e práticas no âmbito tanto da sociedade como da igreja, que diminuem a dignidade dada por Deus às mulheres, deve ser transformada. Isso inclui os sistemas tradicionais e práticas patriarcais que impedem a emancipação da mulher. Reconhecemos que em muitos casos estes sistemas e práticas são sustentados não só pelos homens que as praticam, mas também por mulheres. Pedimos que a FLM convide as igrejas membro a atuar a nível regional e individual para quebrar essa cadeia de hábitos.

Acreditamos que o corpo é dado por Deus e é sagrado, e ninguém deve ser capaz de quebrar essa santidade. Por isso, acreditamos que é importante ajudar homens e mulheres para que conheçam seus direitos legais, capacitá-los na vida diária a denunciar especialmente a violência doméstica e a objetificação do corpo das mulheres, das crianças e dos homens. Pedimos a FLM que continue e reforce o trabalho de capacitação das mulheres jovens e denuncie expressamente a comercialização do corpo humano na mídia, particularmente os corpos de mulheres e crianças.

Muitos homens e mulheres ao redor do mundo não possuem a oportunidade de obter uma educação. Um exemplo disso são as mulheres e meninas que têm de ficar em casa para cuidar de suas famílias. Mulheres e meninas têm o mesmo direito à educação. Quando as mulheres e meninas não têm acesso à educação, toda a sociedade se vê privada do potencial com que Deus abençoou-nos. Nós acreditamos que as mulheres, homens e jovens também devem ter direito a uma educação sexual abrangente, a fim de capacitá-los para a responsabilidade pelos seus próprios corpos e sexualidade.

Acreditamos que para ser uma voz legítima e confiável para a justiça de gênero na sociedade, a Igreja deve em primeiro lugar alcançar a justiça de gênero dentro das suas próprias estruturas e práticas. Esta é também uma questão do compromisso de fé que respeita a dignidade dada por Deus à todas as pessoas independentemente do sexo. Queremos também incentivar estudos teológicos sobre a igualdade de gênero.

Por isso, concordamos plenamente com os resultados da Pré Assembléia das Mulheres, especialmente sobre os temas de liderança profissional, dom profissional e ordenação. Como foi debatido na Pré Assembléia de Mulheres, homens e mulheres são feitos à imagem de Deus, e a integridade da Igreja exige que homens e mulheres devam ser incluídos e sejam capacitados para viver plenamente as suas respectivas vocações.

Afirmamos a política de longa data da FLM de uma participação mínima de 40% das mulheres em todos os eventos e estruturas da FLM, mas estamos cientes de uma lacuna no processo de implementação. Reafirmamos que essa cota não deve ser respeitada de uma forma meramente simbólica, mas que a justiça de gênero dentro da igreja seja um verdadeiro compromisso por parte de todas as igrejas membro da FLM. Pedimos ao Conselho da FLM que tenha a questão da justiça de gênero como um item permanente na agenda. Pedimos à Assembléia que estimule as igrejas membros a praticar a execução autêntica, prática e eficaz das políticas e decisões da FLM relativas à participação plena das mulheres na vida da igreja - e da comunhão da FLM - assim como na sociedade.

Visibilidade da FLM e o papel da juventude

Reconhecemos e agradecemos as oportunidades oferecidas pela FLM através das Pré Assembléias da Juventude, através da política para a participação de 20% de jovens em todos os eventos e estruturas da FLM e através de ação afirmativa e outras medidas de empoderamento. Estamos muito animados com a possibilidade e o potencial de sermos participantes ativos na FLM, uma comunhão global de igrejas. Estamos desapontados, porém, com a falta de conhecimento e conscientização em nossas próprias igrejas e comunidades sobre a FLM, seu papel e o seu trabalho.

Entre os objetivos estratégicos de comunicação, a visibilidade tem sido identificada como uma questão importante. Estruturas de comunicação e práticas mais amplas e eficazes para o compartilhamento de informações sobre a FLM e seus trabalhos foram destacados pelos jovens como essencial. A fim de sermos participantes ativos e construtivos na vida desta comunhão, devem ser dadas a nós, jovens luteranos, oportunidades, recursos e informações para que possamos entender melhor as estruturas e processos da FLM.

A falta de diversidade linguística nos documentos apresentados pela FLM é um dos principais obstáculos para uma maior visibilidade, mas entendemos as restrições orçamentárias no que diz respeito a tradução. Pedimos que a Federação implemente comitês regionais de tradução de todos os documentos para as línguas oficiais de cada região. Assim, a FLM deverá possuir tradutores oficiais e voluntários escolhidos pelas regiões.

Nós jovens, oferecemos o nosso entusiasmo, a nossa energia e capacidade de criar redes, para auxiliar a elevar o perfil e a visibilidade da FLM. Nós queremos ser parte de uma comunicação bidirecional entre o melhor da FLM e as igrejas, congregações e toda a sociedade e para isso, pedimos apenas a oportunidade e os fóruns para fazer isso.

A fim de assegurar a legitimidade e a responsabilidade dos representantes da juventude na vida da FLM, devem ser estabelecidos processos mais democráticos e transparentes dentro das igrejas para a escolha de jovens delegados às assembleias e conferências da FLM. Nós não queremos ser meros números de uma cota, mas queremos ser contribuintes valorizados e de valor para a vida e obra desta família de igrejas. As igrejas membros devem fornecer aos seus representantes designados as informações e perspectivas necessárias que lhes permitam representar verdadeiramente as suas igrejas no contexto da FLM e proporcionar-lhes a oportunidade de fornecer um relato para as estruturas de administração da igreja e suas congregações.

O processo de renovação da FLM prevê o estabelecimento de conferências regionais nas sete áreas geográficas. A fim de ajudar a resolver os desafios atuais e futuros no nosso mundo globalizado e em rápido movimento, torna-se necessário constituir uma plataforma eficaz e eficiente de interação. Pedimos à LWF que considere a criação de comissões permanentes de juventude regional ou sub-regional em cada uma das regiões da FLM. Essas comissões deverão organizar conferências de juventude regulares a nível regional para ajudar a construir um círculo maior de jovens para a FLM e reforçar o envolvimento dos jovens com a FLM. Pedimos a FLM para incentivar suas igrejas membro a utilizar os seus jovens ex-delegados e stewards na preparação dos seus futuros jovens representantes.

Conclusão

Os jovens representam o potencial mais importante de mudança na sociedade. Os jovens são geralmente os primeiros a desafiar a injustiça e a opressão e a imaginar um futuro diferente - não devemos esquecer que Jesus tinha cerca de 30 anos de idade. Os jovens têm as capacidades de comunicação e formação de redes de mudança que talvez falte às estruturas da Igreja e das instituições. Assumamos a liderança que nós somos capazes de ter, não só no futuro, mas aqui e agora. Sejamos os presentes para esta comunhão como sabemos que podemos ser.

« A terra é do Senhor e tudo o que há nele, o mundo, e aqueles que nele habitam. » Salmo 24:1

Nenhum comentário: