quarta-feira, 30 de junho de 2010

Abaixo as Armas!!! Desarmamento para o Desenvolvimento

Depois da experiência em Paris, onde estive representando a FLM, hoje compartilho a Campanha liderada pela Rede Ecumênica de Jovens da Europa, que foi o tema de nossa reunião no último final de semana. 

Abaixo as Armas! Este é o logotipo que move a campanha ecumênica, liderada por jovens de todas as religiões do mundo que estão trabalhando para engajar os líderes religiosos em todo o mundo para desencadear o poder da cooperação multi-religiosa através de ação compartilhada. A campanha se estende a organizações internacionais, governos, assembléias e os parlamentos nacionais, a mídia e todos os homens e mulheres de boa vontade. Através da educação, mobilização e apoios, a campanha avança em busca de segurança comum, trabalhando para reduzir as armas nucleares e convencionais e realocar os gastos militares para apoiar o desenvolvimento urgente, conforme estabelecido nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). 
As armas nucleares representam o maior risco para a vida na terra pois uma bomba é capaz de matar milhões de pessoas em questão de minutos. Hoje, estima-se que existem 23,300 armas nucleares nas mãos de nove países - Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido, China, India, Paquistão, Israel e Coréia do Norte.

Os objetivos da campanha são:
1. Abolir as armas nucleares através das seguintes etapas:
* Desenvolvimento de uma Convenção Universal sobre Armas Nucleares. 
* Adoção de medidas que fortaleçam o Tratado da Não-Proliferação Nuclear na Conferência de Revisão de 2010 para conseguir o desarmamento nuclear completo em 2020. 

2. Parar a proliferação e utilização indevida de armas convencionais através de :
 * Projeto de um Tratado de Comércio de Armas. 
* Suporte completo e implementação do Tratado de Proibição de Minas e a Convenção sobre as Munições de Fragmentação - armas de grande porte que são implantados a partir do ar e do solo e liberam dezenas ou centenas de submunições menores. Submunições lançadas pelo ar são mais freqüentemente chamados de "bombinhas", enquanto aqueles entregues a partir do solo pela artilharia ou mísseis são geralmente referidos como "granadas.")

3. Redirecionar 10% das despesas militares para atingir os Objetivos do Milênio das Nações Unidas (ODM) até 2015: 
* Redução das despesas de armas em cada Estado e re-atribuição desses fundos para apoiar a realização dos ODM - estima-se que as despesas militares mundiais em 2008 chegaram a $1. 464 biliões de dólares 

* Implementação das resoluções da Assembléia Geral das Nações Unidas que cometem os Estados-Membros para o desarmamento e de apoio ao desenvolvimento. 

Venha participar desta Campanha!!! Visite o site da campanha ABAIXO AS ARMAS e assine a petição. 

Nenhum comentário: