sábado, 27 de março de 2010

Quem tem boca...vai ao shopping!

E hoje fomos na França...Sim, fomos fazer compras no Carrefour porque na França tem preços melhores que aqui na Suíça, especialmente em Genebra... Carne é algo difícil de se encontrar por aqui e quando encontramos, se não for carne de cavalo, o Kg chega a valer CHF50, algo como R$75,00.
Saímos depois do almoço com nossos passaportes em mãos, pegamos o bus F e cruzamos a fronteira, algo como visitar os Free shops no Chuí. Alguém nos disse que era super simples de chegar, algo como: - A parada é na frente do shopping, fácil de achar! Pena que eu era a única do grupo que já havia ido nesse lugar uma vez, de carro, mas agora estávamos indo de ônibus. Tudo muito bem, até que na segunda parada depois da fronteira o ônibus parou e o motorista anunciou algo em francês!!! Ótimo, não... Três estrangeiros, que não falam francês em um ônibus cheio de franceses e suíços que não falam inglês podem fazer o quê? Todos os passageiros começaram a descer e nós resolvemos sair, antes que alguém tomasse uma atitude mais drástica!!!(bah, agora até pareceu que aqui o pessoal é muito mal, mas podem ficar tranquilos) Bem, a única questão é que não havia nenhum indício do dito cujo shopping e além disso, chovia. Muito bem, vamos seguir caminho, foi o consenso entre nós três.
Eis que se aproxima um jovem senhor na chuva e foi minha a missão de encontrar informação. Isso realmente nunca foi problema para mim, me aproximei e com meu sotaque gaúcho indaguei : - Pardon! O jovem senhor instantaneamente saiu falando em inglês e com muita disposição nos auxiliou. Sim, estávamos a menos de 5 min do Carrefour e o mais interessante é que já havíamos passado em frente... :P 
Além de encontrar o shopping descobri parentes por aqui, acho que descobri onde ficou a herança (veja a foto). Me senti em casa!!!
Voltando ao jovem senhor, trabalha na ONU, nasceu na França mas vive viajando pelo mundo. Conhece os nossos países: Indonésia, Hungria e Brasil e pode falar algumas frases em cada uma das três línguas!!! A avó dele é brasileira e o avô, francês, professor da UNICAMP. Os dois moram em Campinas!!!
E como diria papai, "Quem tem boca vai à Roma!", nesse caso, ao Carrefour. Fomos ao shopping e trouxemos pra casa umas cervejas, Heineken, para comemorar!!!

Nenhum comentário: