domingo, 17 de junho de 2012

Criatitude em Comunidade - Rio+20


Como no princípio da criação de Deus, a entrada dos quatro elementos, água, terra, fogo e ar, na Igreja Martin Luther do Rio de janeiro marcou o início do culto celebrativo de integração dos jovens luteranos do projeto Criatitude com a comunidade carioca.

Através de um teatro, onde Deus e o Diabo conversavam sobre a criação e sobre o papel do homem frente às mudanças climáticas, fomos levados a refletir sobre o momento atual com a pergunta: Diante da falta de compromisso do homem com os problemas ao seu redor, quem está vencendo? Deus ou o Diabo?Como cristãos, cremos que Deus é o vencedor. A Bíblia afirma que com Cristo somos mais que vencedores. No entanto, temos que reconhecer que muitas coisas estão se passando ao nosso redor e é necessário que reflitamos o porque destes acontecimentos. Muitos se atrevem a dizer que as mudanças climáticas que têm nos afetado cada vez com mais frequência não tem nada a ver com nossas ações. Será?Deus nos colocou no mundo, o lugar correto para a raça humana, para que vivamos em harmonia com o restante da criação e sejamos Seus representantes. Porém, nós nos equivocamos ao querer dominar essa Terra que é nossa única casa, esta criação da qual fazemos parte. Devemos assumir o pensamento que os povos indígenas, com muita sabedoria, carregam ao longo das gerações: “O que fazemos à Terra, fazemos a nós mesmos.”


Durante o culto, de uma forma dinâmica, os jovens tiveram voz para expressar aquilo que estão fazendo e o que podem fazer em suas comunidades, nas diferentes regiões do país como em outros países, como em outros países, na luta por um mundo mais justo e sustentável.Além da juventude luterana, jovens presentes na Caravana da Juventude, representando a Rede Ecumênica da Juventude (REJU), da Federação Universal de Movimentos Estudantil Cristão (FUMEC), representantes da Federação Luterana Mundial (FLM), da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e o presidente da IECLB, Pastor Nestor Friedrich estiveram presentes.O abraço da paz, que encerrou a celebração, marcou o compromisso de retornarmos a nossas comunidades e continuar a luta pelo cuidado com a criação e pela mudança em prol de um mundo mais inclusivo.


Daniele Schmidt Peter 
David Mamani Huanca


Daniele Schmidt Peter e David Mamani Huanca participaram do projeto Criatitude – Rumo à Rio+20, da Secretaria Geral da IECLB e Fundação Luterana de Diaconia, com apoio da Federação Luterana Mundial. Os dois escreveram a matéria sobre o culto realizado na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro Martin Luther,no dia 19 à noite, com a participação da Pastora Christine Drini e do pastor presidente da IECLB, Dr. Nestor Friedrich.

O culto emocionou a todas e todas. Foi tão impressionante que uma senhora que passava na frente da igreja entrou para ver o que acontecia. Ela ficou no templo e deu seu depoimento: “Passo sempre aqui na frente, mas hoje vi tanto movimento que fiquei curiosa para saber o que estava acontecendo.”

Daniele é assessora de projetos do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e membro da IECLB. David é estudante de Direito e secretário coordenador da Coordenação Nacional de Jovens da Igreja Evangélica Luterana Boliviana.

Nenhum comentário: