quinta-feira, 7 de abril de 2011

O jovem e a sucessão da agricultura familiar


A agricultura familiar brasileira é patrimônio do país, e assim deve ser concebida e valorizada. Pelo seu papel estratégico de garantia na produção de alimentos e outros produtos, da ocupação do território, preservação da agrobiodiversidade, da valorização da cultura local, preservação da paisagem, da descentralização industrial, entre outros aspectos. A agricultura familiar é multifuncional, prestando um conjunto de serviços ao país, devendo ter tratamento diferenciado. Mas para continuar a existir é preciso ter pessoas trabalhando nestas propriedades. E quem vai dar sequência à produção de alimentos se os jovens, sem oportunidades ou perspectivas, estão abandonando cada vez mais cedo as propriedades indo em busca de uma "vida mais fácil" nas cidades?
É neste sentido que o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul – SINTRAF-SUL em parceria com o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – CAPA e a EMATER estão organizando o Seminário de Jovens da Agricultura Familiar da Região Sul do RS, que estará sendo realizado no dia 09 de abril em São Lourenço do Sul.
A partir da discussão sobre diferentes temas que afetam a vida do jovem rural, como Cultura e Lazer, Geração de Renda, Educação do Campo, Meio Ambiente e Infra-estrutura no Meio Rural, os jovens estarão discutindo porqê o jovem, filho de agricultores familiares, abandona a vida rural e quais as perspectivas de mudança deste cenário. Cerca de 200 jovens são esperados para um dia de debate em torno da sucessão na agricultura familiar. 

Venha e junte-se a este debate você também.

Nenhum comentário: