quarta-feira, 25 de maio de 2011

Declaração dos Participantes Jovens da Convocatória Ecumênica Internacional pela Paz


Glória a Deus e Paz na Terra!

Dois dias antes da Convocatória muitos de vocês chegaram à Kingston, 95 jovens se encontraram para estabelecer contatos, construir comunidade, estudar a Bíblia, orar e refletir a respeito da Década para Superação da Violência e os temas da Convocatória a respeito da paz na comunidade, com a terra, no mercado e entre os povos.
Todos nós viemos juntos e participamos em diferentes partes da CEIP. Esta reflexão e as recomendações são expressões de muitas discussões ao longo da semana pela juventude. Compartilhamos esta mensagem com vocês, nossos companheiros pacificadores, e lhes convidamos a continuar o dialogo com os jovens aqui, e além – em suas congregações e comunidades civis.

Participação jovem e diálogo intergerações.
Paz justa só pode ser alcançada quando todos trabalhamos em conjunto. Aqui na CEIP diferentes gerações tem trabalhado juntas. Nós apreciamos completamente as interações com nossos irmãos e irmãs. No futuro gostaríamos de ter mais oportunidades para compartilhar nossos pensamentos e interagir uns com os outros.
Nos alegramos que pessoas jovens participaram neste encontro  com uma grande variedade de papéis. 12% dos participantes eram pessoas jovens. Agradecemos a estas Igrejas e organizações que enviaram pessoas jovens como seus representantes e encorajamos todas as Igrejas a alcançar a meta recomendada de uma participação de 25% de jovens. Estamos olhando  para o futuro  e vendo pessoas jovens como palestrantes principais ou painelistas – compartilhando suas experiências e competências. Nós ansiamos pela jornada até Busan juntos, damos grande valor ao diálogo intergerações que nos possibilita aprender uns com os outros e sermos criativos.

Fundamentos.
As Igrejas proporcionam uma contribuição única para o trabalho da paz justa. Nos empenhamos em seguir os passos de Jesus Cristo. Afirmamos que a palavra de Deus nos fala e nos desafia na jornada pela pacificação. Esperamos que todo o nosso trabalho de paz e justiça sejam profundamente enraizados nas Escrituras e reflexão teológica. Queremos nos comprometer a continuar a reflexão a respeito do conceito de Shalom.

Parceria.
Organizações de jovens dentro do movimento ecumênico compartilham a visão pela unidade dos cristãos. Relacionamentos e parcerias perfazem o fundamento do nosso trabalho comum. Entretanto, acreditamos que é imperativo para o CMI, igrejas membro e organizações ecumênicas de jovens aprofundar seus relacionamentos e cooperação. NÓS não apenas queremos continuar tal união, mas também queremos desenvolver uma maneira estratégica para tomar ações em nossos contextos locais e global.
Precisamos de forte apoio de nossas igrejas.
Precisamos uns dos outros
Devemos orar e trabalhar juntos.

Comprometimento pessoal.
Depois deste tempo juntos, estamos profundamente inspirados pelas muitas histórias que foram compartilhadas, como o testemunho de mudança na situação dos Dalits dada por Asha Kowtal. Como este encontro está chegando ao seu final, estamos profundamente gratos pelo compartilhar e aprendizado que irá nos equipar para enfrentar os desafios adiante. Encorajamos cada um a continuar com ações concretas pela paz quando voltarem para suas casas

Deus da Vida, guia nos para justiça e paz!

terça-feira, 24 de maio de 2011

A paz começa com a gente

Diretamente de Kingston, compartilho algumas palavras escritas por mim e outras 2 jovens luteranas (Sanna Eriksson da Suécia e Mikka McCraken dos Estados Unidos) para o blog da juventude da Federação Luterana Mundial.


Saudações de Kingston, Jamaica! Estamos participando da Convocação Ecumênica Internacional  pela Paz (IEPC),  organizada pelo do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), juntamente com cerca de 1000 pessoas representantes das igrejas-membro do CMI ao redor do mundo. 

O tema da convocatória, que é
 um evento de colheita e da celebração da Década para Superação da Violência, é "Glória a Deus e Paz na Terra.".  Este não é um evento para tomada de decisões, mas sim, um momento de cristalizar as questões de paz que surgem no caminho preparatório para a Assembléia do CMI em 2013, em Busan, Coréia do Sul. Os objetivos da IEPC são muitos, mas amplamente podemos resumir como um momento de compartilhar idéias e reflexões, construir redes e desenvolver estratégias e outras ações. 


Os quatro temas que serão discutidos nestes dias de encontro são:
- Paz na Comunidade;

-  Paz com a Terra;
-  Paz no local de trabalho;
-  Paz entre os povos. 


Hoje, vamos concentrar-nos em paz com a Terra.
Uma atividade importante da nossa participação na convocatória inclui o estudo da Bíblia. O texto para refletir sobre "A paz com a Terra" é Isaías 11:6-9. Dê uma olhada no texto.Compartilhe com seus amigos. Para iniciar a conversa, aqui ficam duas perguntas:


A que se refere o "conhecimento do Senhor" nesta passagem bíblica? 

O mundo descrito nesta passagem bíblica é possível?

Na sessão plenária de hoje o foco era: Divulgar informação sobre as várias ameaças à criação, declarações das igrejas presentes e ações destinadas a cuidar da criação, oferecendo uma visão teológica e espiritual a partir de várias perspectivas religiosas sobre a paz e a criação, partilhando exemplos práticos sobre o que as igrejas podem fazer para vivermos em paz com a terra.
Como três jovens da FLM, sentimo-nos ligados a este trabalho, uma vez que este mesmo tema, a sustentabilidade (com foco em mudanças climáticas e segurança alimentar) foi expressa como uma questão emergente entre os jovens luteranos durante a Assembléia da Federação Luterana Mundial (FLM) em 2010. Atualmente, grupos de jovens de igrejas membro da Federação  estão refletindo em conjunto sobre os textos bíblicos que se relacionam com este tema. N
o projeto FLM Juntos, grupos de todo mundo estão compartilhando um com o outro através da internet suas discussões e ações comunitárias relacionadas a sustentabilidade - uma verdadeira ação "verde".

Um dos objetivos do projeto FLM Juntos é usar os resultados dos estudos bíblicos e reflexões para trabalhar em direção a sustentabilidade em sua própria comunidade. 


A Paz com a Terra começa com a gente!

Para mais informações visite www.lwfyouth.org.


Daniele, Mikka e Sanna



O post original(em inglês)  você pode encontrar aqui neste endereço: http://lwfyouth.org/2011/05/23/peace-starts-with-us/

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Convocatória Ecumênica Internacional pela Paz – IEPC



 “Glória a Deus e Paz nas Alturas” -  Este é o tema da Convocatória Ecumêncica Internacional pela Paz – IEPC, que inicia na terça-feira, dia 17 de maio em Kingston, na Jamaica. Durante 8 dias, representantes de igrejas membro do Conselho Mundial de Igrejas estarão reunidos em Kingston para um momento de celebração e avaliação da Década pela Superação da Violência.  Muitas atividades foram realizadas pelas igrejas ao redor do mundo durante esta década e a proposta é de que a celebração em Kingston seja também um momento inspirador para a continuidade do trabalho pela Paz.
O encontro discutirá a Paz de acordo com quatro subtemas: Paz na Comunidade, Paz com a terra, Paz no mercado de trabalho e Paz entre as pessoas. Além disso, um documento entitulado “Um chamado Ecumênico para a Paz Justa” será apresentado com o objetivo de guiar as igrejas membro em seu contínuo trabalho pela paz.
Eu sou uma d@s jovens selecionad@s para servir como steward durante a IEPC. Nós somos 40 jovens de cerca de 22 países ao redor do mundo e estaremos trabalhando durante o evento com questões de logística, auxiliando em tarefas como distribuição de documentos e materiais, acolhida, organização de espaços. Porém, ser um steward não significa apenas trabalho logístico. Em preparação para o evento, estaremos participando do Programa de Aprendizado Ecumênico, onde teremos oportunidade de discutir com outros jovens questões de Paz em nossa realidade, além de aprender  e compartilhar experiências de diferentes partes do mundo
Em nossa IECLB, que também é membro do Conselho Mundial de Igrejas, temos como tema para este ano Paz na Criação de Deus, Esperança e compromisso. E é neste sentido que também estamos refletindo em nossas comunidades sobre a construção de uma Paz Justa, que começa com todas as pessoas tendo os mesmos direitos, as mesmas possibilidades de sonhar, o mesmo acesso a uma vida com dignidade e onde todos assumam sua responsabilidade com os bens comuns, com o nosso planeta, com a criação de Deus.
A Paz Justa começa no cuidado com a criação. Podemos citar como exemplos o cuidado com o lixo que produzimos, os alimentos que ingerimos todos os dias , os materiais que necessitamos em nosso trabalho, em nossas casas. Você sabe de onde vem os alimentos que você consome? Que tipos de coisas você está comprando e  em qual quantidade? É realmente necessário? Que tipo de trabalho foi usado na produção desses materiais? É com pequenas reflexões como esta que avançaremos na discussão sobre dignidade e PAZ Justa, preocupando-nos em construir Paz nas coisas mais simples que fizermos, seja em casa, seja na comunidade, no nosso local de trabalho e assim, entre todas as pessoas.


Se você tem interesse em acompanhar o que será tratado durante a Convocatória Ecumênica Internacional pela Paz e ainda participar: http://www.superarlaviolencia.org/es/convocatoria.html

sábado, 7 de maio de 2011

Encontro de Mulheres


“Mulheres Gerando a transformação”. Este foi o tema debatido durante o II Encontro territorial de Mulheres Rurais organizado pelo Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – CAPA, núcleo Pelotas, no último dia 03 de maio de 2011. Cerca de 240 mulheres estiveram reunidas em um dia de debates sobre a contribuição e papel das mulheres no desenvolvimento da região do Território Zona Sul do Estado RS.
No encontro, que teve sua primeira edição realizada em 2010, as presentes refletiram sobre a mulher ao longo da história, as contribuições, os desafios e as conquistas femininas. Além disso, através da palestra “Natureza, mulher e Agricultura”, que trouxe a relação entre o trabalho na agricultura e o cuidado com a natureza, as mulheres refletiram sobre suas tarefas, sobre a importância do seu trabalho bem como sobre o papel da mulher nas iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da região. Houve ainda exposição dos trabalhos realizados pelos grupos de mulheres da região, bem como a participação de uma equipe do INSS, que esteve presente durante o encontro disponível para consultas.
Além de ser um espaço de debate, vale ressaltar a importância do encontrar-se, de mobilizar estas mulheres a sair de suas casas para dividir com as demais as suas buscas e conquistas. O encontro foi um momento em que as mulheres pararam, olharam para o trabalho que elas realizam a fim de reconhecer-se e a partir dai passar a valorizar-se ainda mais.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mulheres gerando a transformação

Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, 43 % da mão de obra agrícola é constituída por mulheres, afirma José Graziano da Silva em seu artigo A força das mulheres contra a fome, baseado em estatísticas da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

É visto que, na propriedade rural, o papel desempenhado pelas mulheres é de extrema importância, dado que são as mulheres as responsáveis pela alimentação das famílias.
Em uma propriedade da agricultura familiar, o papel desempenhado pela mulher, geralmente, é o de cultivar e cuidar de árvores e hortaliças que garantam o alimento na mesa da família. São as mulheres que plantam o pé de laranja, a semente de abóbora, o pé de couve e de alface.
Ainda conforme afirma a presidenta Dilma Roussef, grande parte dos programas sociais criados pelo Governo Federal estão dando certo por serem focados, por privilegiarem as mulheres, as mães da família.
Neste sentido, não podemos deixar de ressaltar a importância da mulher no sucesso de projetos desenvolvidos com organizações da agricultura familiar, como por exemplo, projetos de agroecologia e segurança alimentar. A mulher como responsável pela segurança alimentar da família, busca formas de conservar práticas tradicionais da agricultura além inovar através de formas diferentes de manuseio do solo e culturas diferenciadas que venham auxiliar na garantia do sustento da família.
É neste sentido que está sendo realizado o III Encontro Territorial de Mulheres Rurais em Pelotas, RS, com o tema: Mulheres gerando a transformação. O evento, que pretende reunir cerca de 200 mulheres agricultoras familiares da região, tem como objetivo discutir o papel das mulheres na propriedade rural, além de debater a participação das mulheres no processo de desenvolvimento do Território Zona Sul do Estado RS, no programa do Governo Federal Territórios da Cidadania.

Durante o encontro, haverá ainda exposição de trabalhos desenvolvidos com mulheres na região, bem como um estande do INSS para consultas.