quarta-feira, 30 de junho de 2010

Abaixo as Armas!!! Desarmamento para o Desenvolvimento

Depois da experiência em Paris, onde estive representando a FLM, hoje compartilho a Campanha liderada pela Rede Ecumênica de Jovens da Europa, que foi o tema de nossa reunião no último final de semana. 

Abaixo as Armas! Este é o logotipo que move a campanha ecumênica, liderada por jovens de todas as religiões do mundo que estão trabalhando para engajar os líderes religiosos em todo o mundo para desencadear o poder da cooperação multi-religiosa através de ação compartilhada. A campanha se estende a organizações internacionais, governos, assembléias e os parlamentos nacionais, a mídia e todos os homens e mulheres de boa vontade. Através da educação, mobilização e apoios, a campanha avança em busca de segurança comum, trabalhando para reduzir as armas nucleares e convencionais e realocar os gastos militares para apoiar o desenvolvimento urgente, conforme estabelecido nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). 
As armas nucleares representam o maior risco para a vida na terra pois uma bomba é capaz de matar milhões de pessoas em questão de minutos. Hoje, estima-se que existem 23,300 armas nucleares nas mãos de nove países - Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido, China, India, Paquistão, Israel e Coréia do Norte.

Os objetivos da campanha são:
1. Abolir as armas nucleares através das seguintes etapas:
* Desenvolvimento de uma Convenção Universal sobre Armas Nucleares. 
* Adoção de medidas que fortaleçam o Tratado da Não-Proliferação Nuclear na Conferência de Revisão de 2010 para conseguir o desarmamento nuclear completo em 2020. 

2. Parar a proliferação e utilização indevida de armas convencionais através de :
 * Projeto de um Tratado de Comércio de Armas. 
* Suporte completo e implementação do Tratado de Proibição de Minas e a Convenção sobre as Munições de Fragmentação - armas de grande porte que são implantados a partir do ar e do solo e liberam dezenas ou centenas de submunições menores. Submunições lançadas pelo ar são mais freqüentemente chamados de "bombinhas", enquanto aqueles entregues a partir do solo pela artilharia ou mísseis são geralmente referidos como "granadas.")

3. Redirecionar 10% das despesas militares para atingir os Objetivos do Milênio das Nações Unidas (ODM) até 2015: 
* Redução das despesas de armas em cada Estado e re-atribuição desses fundos para apoiar a realização dos ODM - estima-se que as despesas militares mundiais em 2008 chegaram a $1. 464 biliões de dólares 

* Implementação das resoluções da Assembléia Geral das Nações Unidas que cometem os Estados-Membros para o desarmamento e de apoio ao desenvolvimento. 

Venha participar desta Campanha!!! Visite o site da campanha ABAIXO AS ARMAS e assine a petição. 

terça-feira, 29 de junho de 2010

Rede Ecumênica de Jovens da Europa

Durante o último fim de semana, tive a oportunidade de participar de uma reunião da Rede Ecumênica de Jovens Europeus. Foi um final de semana em que líderes jovens religiosos, representantes dos muçulmanos, judeus, as religiões cristãs e budistas de toda a Europa, entre outras, envolvidos no trabalho da Rede de Jovens Europeus(EYIN) reuniram-se para uma reunião regional para discussão do tema: Desarmamento para o Desenvolvimento, em Paris. Foi um encontro para reafirmar o compromisso com a missão e a visão da  Rede EIYN, avaliar a implementação do plano estratégico desenvolvido para a rede avançar multi cooperação para a paz religiosa. A rede Ecumênica de jovens Europeus aproveita a energia e o empenho dos líderes de jovens religiosos em todo o mundo para fazer avançar a missão de cooperação multi-religiosa pela paz. É focada na ação jovem multi-religiosa para enfrentar alguns dos desafios mais urgentes: construção da paz, a salvação do planeta e reduzir a pobreza. Paralelamente, os jovens estão trabalhando para integrar as questões da juventude nas Religiões para a Paz na programação das atividades a nível local, regional e global.
Para mim, foi sem dúvida uma experiência muito valiosa poder representar a Federação em uma atividade e além disso, ter esse momento de formação e de partilha de experiências com jovens europeus de diversos países e fés!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Brazilian Worship

Então, como já falei algumas vezes, aqui no Centro Ecumênico a cada semana o worship e as orações da semana são dirigidas a um país e consequentemente, são preparadas e apresentadas/lideradas pelos colegas do país em questão. Pois bem, na semana do dia 14 a 21 de junho a semana de Oração será pelo Brasil, e eu, como brasileira, trabalhando no Centro Ecumênico, também fui convidada a participar.
Somos 4 brasileiros aqui na casa, 3 trabalhando na Federação Luterana Mundial e um do Conselho Mundial de Igrejas. Confesso que para mim ainda é estranho estar aqui em Genebra, trabalhando para organizar uma celebração no Centro Ecumênico! Em primeiro lugar, porque não tenho formação como teóloga e uma celebração para tantas pessoas "importantes" parece que só poderia ser criada e liderada por alguém mais especializado e em segundo porque para mim as celebrações ecumênicas sempre foram muito especiais, sempre mexeram muito comigo, sempre me fizeram sentir o significado da palavra comunidade. Ao celebrar em conjunto com colegas de outra cultura, de outra nacionalidade, ao cantar os mesmos nossos cantos em línguas diversas, sinto sempre o clima de unidade, de participação, de corpo e isso é muito especial!
Finalizando, está sendo muito especial esses dias de preparação e trabalho conjunto dos brasileiros.